5 dicas de segurança para o manuseio de equipamentos agrícolas

5 dicas de segurança para o manuseio de equipamentos agrícolas

Os equipamentos agrícolas, além de representarem produtividade e lucro, também estão integrados ao próprio elemento humano durante as atividades, sendo necessário que disponham de segurança suficiente para evitar acidentes.

A manutenção dos equipamentos agrícolas envolve uma série de medidas: algumas são muito simples; outras exigem um pouco mais de conhecimento.

Leia o nosso post e confira 5 dicas de segurança para o manuseio de seus equipamentos!

1. Realizar manutenção periódica

Da mesma forma que as pessoas precisam fazer consultas médicas regularmente, os equipamentos agrícolas também precisam submeter-se à manutenção periódica. Dessa forma, profissionais qualificados poderão identificar a necessidade de consertos ou reparos, da troca ou substituição de alguma peça, de efetuar alguma limpeza. A manutenção periódica também é uma maneira de prolongar a vida útil de cada equipamento.

Realizando a manutenção de tempos em tempos, o empreendedor e seus colaboradores evitarão surpresas desagradáveis no decorrer de suas atividades — surpresas que, muitas vezes, podem ameaçar a integridade física dos usuários e mesmo de terceiros.

2. Não fazer ajustes de improviso

Outra dica fundamental para operador dos equipamentos é evitar realizar ajustes de improviso, usando o que está à mão para “remediar” a situação. É comum as pessoas agirem assim com o intuito de dar prosseguimento ao trabalho, de não perder tempo e não comprometer a produtividade. Porém, esse pensamento é arriscado e imprudente.

Realizar ajustes mal feitos pode sair bem mais caro do que se imagina, implicando em maiores prejuízos. Primeiramente, o ajuste, não sendo o ideal, pode piorar o problema e comprometer ainda mais o desempenho do equipamento. Em segundo lugar, a integridade física do operador corre riscos e, se ele for ferido devido a consertos improvisados (podendo mesmo ter sua vida ameaçada), certamente será muito pior do que perder algumas horas de trabalho.

O coreto é, diante de situações que exijam reparos, chamar o profissional qualificado e recorrer a outro equipamento (se houver essa disponibilidade) para continuar suas tarefas.

3. Utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados

O empreendedor deve usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para realizar suas atividades no campo, fornecê-los para seus colaboradores e fiscalizar para que eles realmente os utilizem.

Os principais EPIs para o agronegócio envolvem a proteção de:

  • Cabeça (capacetes, chapéus de abas largas, protetores impermeáveis);
  • Olhos e face (óculos de segurança, protetores faciais, máscaras);
  • Ouvido (protetores auriculares, abafadores de ruído);
  • Vias respiratórias (respiradores, máscaras respiratórias, máscaras de isolamento);
  • Tronco (jaquetas, blusões de couro, aventais, capas de chuva);
  • Membros superiores (luvas, mangotes);
  • Membros inferiores (botas de PVC, botinas de couro, perneiras).

4. Capacitar apropriadamente todos os operadores

O empreendedor deve realizar a capacitação de todos os seus colaboradores conforme o equipamento que operam. Cada um deles deve estar qualificado para exercer sua função junto ao respectivo equipamento. Além disso, é necessária a atualização periódica dos conhecimentos e técnicas do operador (como as máquinas geralmente sofrem constantes evoluções, o operador precisa estar a par de todas as modificações inseridas).

5. Atentar-se para as dicas especiais para segurança com tratores

Como o trator é o principal equipamento nas atividades de agronegócio, seguem algumas dicas de segurança para manuseá-lo:

  • Não faça manutenção com o veículo funcionando;
  • Jamais fume durante o abastecimento ou perto do sistema de combustível;
  • Evite as subidas muito íngremes e, sempre que possível, evite trabalhar perto de barragens e valas;
  • Diminua a velocidade nas curvas, ladeiras e superfícies difíceis;
  • Em condições ruins, dirija com maiores cuidados;
  • Ao remover os cabos da bateria, retire primeiro o negativo e depois o positivo (para conectar, faça o inverso).

Já segue algumas dessas dicas de segurança com seus equipamentos? Já teve algum problema ao manuseá-los? Deixe seu comentário!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário