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9/01/18 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Com a forte competitividade do mercado brasileiro e a enorme quantidade de produtos de alta qualidade disponível, é fundamental que os empreendedores trabalhem sempre com o foco na satisfação dos clientes. O consumidor brasileiro está a cada dia mais exigente, o que elevou bastante o nível de satisfação, exigindo que as empresas busquem sempre suprir todas as suas necessidades.
Superar as expectativas do público não é essencial apenas para que a empresa mantenha um alto número de vendas, mas também é primordial para a fidelização dos clientes. Além disso, vale destacar que clientes satisfeitos podem se tornar promotores do negócio, ajudando a atrair ainda mais pessoas.
Um cliente insatisfeito possivelmente promoverá negativamente o negócio, não é verdade? Isso nos dias atuais pode ser devastador para qualquer empresa. Comentários negativos em redes sociais, posts narrando experiências negativas e outras publicações na internet podem prejudicar bastante a imagem da instituição.
Portanto, buscar tratar os clientes com excelência e procurar suprir suas expectativas são detalhes imprescindíveis para qualquer negócio. É importante destacar também o lado positivo da internet e das redes sociais, quanto maior a satisfação do cliente e quanto mais ele se identificar com a marca, maiores serão as chances dele indicar o negócio online e até mesmo se tornar um promotor da empresa.
Para manter os clientes satisfeitos com a empresa e fazer com que eles retornem ao negócio e tornem-se clientes fiéis, é imprescindível que os empreendedores se atentem às seguintes práticas:
Todo e qualquer cliente deseja ser atendido bem e espera que os vendedores ou atendentes consigam suprir suas expectativas, correto? Portanto, é essencial que os empreendedores e todo o seu time proporcionem sempre um atendimento de qualidade ao público, garantindo que todos tenham uma excelente experiência com o negócio.
Para satisfazer o cliente é preciso saber o que ele procura e quais são suas necessidades. Por isso, é fundamental que os empreendedores conheçam o mercado no qual o negócio está inserido e saibam qual é o perfil do público.
A satisfação dos clientes com a empresa depende muito das condições de pagamento e dos preços apresentados a eles. Desta forma, uma dica para os empreendedores é sempre proporcionarem aos clientes descontos e promoções para que eles retornem ao negócio.
Não basta somente melhorar o atendimento e criar promoções exclusivas, é preciso também que os empreendedores monitorem se as estratégias estão permitindo bons resultados ou não. Portanto, é fundamental que os gestores pesquisem e acompanhem como tem sido a aceitação do público com a marca.
Realizar pesquisas de satisfação, acompanhar engajamento do público com a empresa, monitorar as redes sociais e rejeição dos clientes serão atividades fundamentais, pois ajudarão não somente a acompanhar a eficácia das estratégias utilizadas, mas também serão essenciais para que a empresa melhore o atendimento e as tratativas com o cliente.
Agora que você já sabe tudo sobre a satisfação dos clientes e como fazer para manter o público fiel a empresa, assine a nossa newsletter e fique por dentro de diversas outras dicas para o seu negócio!
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