Entenda o que é o sequestro de dados e saiba como evitá-lo

O número e variedade de crimes aumentou muito nos últimos anos, afetando tanto pessoas físicas quanto empresas. Por isso é importante saber quais são as principais ameaças virtuais e como você pode se proteger contra elas. Um dos exemplos mais recorrentes hoje em dia é o sequestro de dados.

Se você não estiver preparado para lidar com esse tipo de crime, os custos para seu negócio podem ser bem altos. Pensando nisso, viemos explicar o que é o sequestro de dados e dar algumas orientações sobre como você pode evitá-lo na sua empresa de locação. Acompanhe.

O que é o sequestro de dados?

Como o nome diz, trata-se de um crime onde seu banco de dados é atacado. O criminoso faz uma cópia das informações da sua empresa e depois apaga a versão original. Em seguida, ele pede um “resgate” por esses dados, geralmente na forma de uma compra digital que não possa ser rastreada.

O risco para a empresa aqui é muito elevado, pois seus sistemas incluem dados sensíveis de clientes, parceiros, colaboradores e sua gestão de caixa. Sendo assim, a perda ou vazamento desses dados pode causar várias complicações.

Os ataques não são necessariamente realizados por uma pessoa. Também é possível que um vírus seja instalado em sua rede e faça o isolamento da informação. Por essa razão, é necessário ter atenção redobrada com o sistema da empresa.

Como evitar o sequestro de dados?

Felizmente, também existem várias atitudes que você pode tomar para minimizar os riscos de se tornar uma vítima. Veja a seguir algumas dicas que separamos.

Preparo da equipe

A primeira linha de defesa na segurança digital é o comportamento dos usuários. Muitos criminosos se aproveitam de pessoas sem informação adequada para ganhar acesso aos seus computadores. O melhor a fazer aqui é ensinar sua equipe como identificar os sinais de golpes, como e-mails suspeitos ou mensagens de origem desconhecida.

Faça backups regularmente

Uma boa forma de lidar com o sequestro de dados é ter sempre um backup das informações da empresa em uma localização separada. Dessa forma, caso um ransonware se instale no sistema, você pode formatá-lo para eliminar a ameaça e depois recuperar os dados.

Invista em um bom firewall e antivírus corporativo

Toda máquina conectada à rede da empresa precisa estar protegida por um firewall e um antivírus de alta qualidade. Esse é um investimento importante para minimizar os principais riscos de invasão e vazamento de informações em sua empresa.

Utilize um sistema mais seguro

Os softwares de gestão que você usa no dia a dia da empresa também são uma ferramenta importante para proteger seu negócio. Bons sistemas incluem uma função de backup, além de estarem sempre atualizados para evitar que haja alguma brecha em seu código que possa ser explorada por criminosos.

Agora você entende melhor o que é sequestro de dados e o que pode ser feito para evitar que aconteçam. Para minimizar riscos e otimizar a gestão de equipamentos, o ideal é começar a se prevenir de antemão e contar com a ajuda de uma empresa profissional.

Quer encontrar a solução ideal para gerenciar sua locação de equipamentos com segurança? Então entre em contato com a SAM e conheça nossa solução.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário