Empresas desorganizadas: 4 problemas recorrentes enfrentados

Empresas desorganizadas: 4 problemas recorrentes enfrentados

Empreendedores inexperientes costumam esbarrar em uma série de problemas similares. Alguns são corrigidos com o tempo, mas outros persistem, sendo fruto de empresas desorganizadas. Remediar essa situação é fundamental para garantir a manutenção dos negócios no futuro.

O primeiro passo para mudar o rumo atual da situação é identificar quais são essas falhas e entender como elas podem ser corrigidas. Sem essas informações, é provável que várias atitudes sejam tomadas sem gerar retorno real, o que causa um desperdício ainda maior dos recursos da empresa.

Para orientar melhor a empresa e facilitar a busca por soluções eficazes, trouxemos aqui 4 problemas recorrentes em empresas desorganizadas, junto com algumas soluções possíveis. Acompanhe:

1. Problemas de controle de estoque

Negócios que envolvem o gerenciamento de um estoque, como redes de varejo, transportadoras, entre outras, precisam saber qual é a situação de cada produto. Quantas unidades estão disponíveis, forma de conservação, fornecedores, agendamentos de entrega, etc. Porém, algumas empresas não treinam sua equipe adequadamente para lidar com o estoque de forma organizada, ou não geram protocolos para seu manuseio.

Para evitar perdas, quebra do PDV, excessos, entre outros problemas, é importante ter um procedimento para a operação dos produtos estocados. Uma forma de organização padronizada facilita o manuseio, enquanto regras para o registro e verificação dos produtos ajudarão a manter a estrutura sob controle.

2. Falta de gerência contábil

Muitas empresas desorganizadas possuem uma falha comum: não geram relatórios de contabilidade. A falta de dados sobre a área financeira tem efeitos diretos na qualidade da administração, já que não é possível tomar boas decisões de investimento sem dados sobre orçamento, impostos e outros pontos relacionados ao dinheiro.

Em alguns casos, não há ferramentas ou pessoal qualificado para fazer a gestão financeira mais detalhada da empresa. Providenciar esses recursos é um investimento baixo se comparado ao benefício que ele pode trazer.

3. Ausência de controle de gastos

O foco em lucratividade é presente em qualquer negócio, mas ele não é suficiente para garantir rentabilidade. Além de aumentar o valor de vendas, é importante reduzir os gastos internos. Empresas desorganizadas tendem a não considerar esse ponto, ignorando certos custos na hora de calcular o valor de venda ou considerando todos como absolutamente necessários.

Fazer uma avaliação mais detalhada dos gastos empresariais deve ser um hábito para qualquer gestor. Reduzir o custo de produção, entrega e manutenção permite que você aumente sua margem de lucro sem aumentar o preço para o cliente final.

4. Plano de negócios mal elaborado

Provavelmente o erro que mais provoca falências em empresas desorganizadas. Alguns empreendedores, geralmente por falta de experiência, atuam sem um foco, sem um plano de negócios. Isso significa que eles não têm o mesmo desempenho atuando no médio e longo prazo.

Desenvolver planos de negócios é um processo que exige análise, paciência e perseverança. É necessário analisar os vários pontos fortes e fracos da sua empresa, considerar o mercado e tentar prever algumas mudanças futuras. Para esse fim, é possível chamar consultores ou se reunir com sua equipe para discutir o futuro da empresa.

Agora que você sabe quais são alguns dos problemas comuns em empresas desorganizadas, pode identificá-los e lidar com eles diretamente em seus negócios. Para ter uma gestão ainda mais eficiente, veja nosso artigo sobre controle de contas a receber.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário