Principais desafios para as empresas de locação de equipamentos

Principais desafios para as empresas de locação de equipamentos

A atual conjuntura econômica no Brasil não vem sendo favorável às empresas de locação de equipamentos pesados. Depois de grandes investimentos impulsionados pela Copa do Mundo e Olimpíadas, chegou a crise, que tem travado os investimentos em infraestrutura, reduzindo assim a demanda de trabalho.

Esse cenário tem gerado uma série de desafios para os locadores, que precisam se reinventar para se manterem vivos no mercado e se preparar para o crescimento futuro.

Neste artigo, apresentaremos os principais obstáculos enfrentados, bem como alternativas para lidar com a situação. Confira!

Alto custo de investimento em máquinas

Para poder locar, as empresas precisam ter os equipamentos, o que exige investimento pesado na aquisição de maquinário. Diante da situação econômica e dos altos juros, esse processo se torna ainda mais oneroso.

Além do alto custo dos equipamentos, as empresas realizam suas compras baseadas em critérios, que podem ser denominados gestão de oportunidades, ou seja, a disponibilidade estratégica de uma frota nova tecnicamente adaptada ao trabalho.

Contar com inovações tecnológicas, equipamentos novos e boa assistência técnica é um diferencial competitivo. Mas uma alternativa viável é ter disponibilidade e equipamentos em bom estado de conservação e com manutenção constante.

Enfrentar momentos com menor busca de equipamentos

Existem épocas em que o mercado na área de locação se torna bastante desaquecido pela falta de investimentos na área da construção civil, por exemplo. Nesses casos, é preciso enfrentar o problema com organização e competência para fugir desse momento turbulento.

Em virtude da baixa procura por aluguel, analise a possibilidade de vender os equipamentos mais antigos para reduzir o seu custo fixo e aumentar o capital.

Com menos equipamentos, você precisará de menos espaço e pessoas para controlar o processo, reduzindo o seu custo, facilitando o gerenciamento e aumentando a sua competitividade no mercado.

Gestão eficiente da empresa

Embora fatores externos como a economia, crises políticas e outros influenciem no resultado da empresa, o principal fator para o sucesso é a gestão eficiente, especialmente em momentos de crise. Como disse Edwards Deming: “não há sucesso no que não se gerencia”.

A gestão garantirá medidas para manter o quadro enxuto, aumentar a produtividade e direcionar os investimentos. Entre as ações necessárias podemos citar:

  • equilibrar o custo fixo da empresa, com o de produção;
  • alongamento da dívida, com maiores prazos e carências em casos de problemas financeiros;
  • ações para reduzir a inadimplência, que tende a aumentar nesses períodos;
  • revisão de contratos;
  • seleção criteriosa dos clientes por meio de análises de crédito;
  • atenção à logística para minimizar custos com transporte e armazenagem, e;
  • melhoria contínua de processos para tornar os fluxos mais simples, reduzir a burocracia e aumentar a produtividade.

Contar com uma equipe preparada

As pessoas são, sem sombras de dúvidas, o ativo mais importante para a empresa. Apesar disso, é comum encontrar gestores quem pensam exclusivamente nos custos de contratação e manutenção de um funcionário. O resultado? Admite pessoas que não estão alinhados com os valores da empresa, desmotivados e preparados para a próxima oportunidade que pagar um pouco melhor.

O que parece ser a solução, na verdade acaba se tornando um grande desafio. Isso porque, além de gerar diversos custos, a rotatividade não permite que a empresa consolide novos processos e crie uma cultura de melhoria contínua, algo que leva em torno de 5 anos, conforme destaca Falconi (um dos principais consultores de gestão do país) no livro “O verdadeiro poder”.

É preciso investir para contratar colaboradores com a “cara” da organização, ou seja, que tenham o perfil comportamental e o conhecimento suficiente para as atividades que executarão.

Mas esse é só o primeiro passo. Também é preciso treinar continuamente o time, pois eles são a principal fonte de informações para os clientes. Algumas ações nesse sentido são:

  • participação em palestras e workshops;
  • treinamento com especialistas sobre as funcionalidades dos produtos;
  • eventos para apresentar as novidades do setor.

Escolher o espaço físico para armazenamento e manutenção

A escolha do espaço para armazenar os equipamentos é um dos principais desafios, pois as máquinas geralmente são de grande porte e exigem um amplo espaço para armazenamento e locomoção.

Além disso, o gestor deve ser cuidadoso a fatores como:

  • facilidade de limpeza;
  • conservação externa e interna;
  • localização estratégica.

Antes de decidir pelo ponto que ficará o empreendimento de locação, faça um estudo e pesquise sobre o comércio ao redor, a segurança e se as vias de acesso permitem um bom fluxo de veículos médios e grandes.

Uma boa dica para superar esse desafio é separar a área comercial da área de armazenamento.

A área comercial precisa estar em um ponto de fácil acesso e localização, geralmente nos grandes centros comerciais e precisa apenas de um pequeno espaço para funcionar. Vale salientar ainda que essas áreas são mais caras, logo quanto maior o espaço maior o seu custo fixo.

No caso da área de armazenagem é preciso priorizar a facilidade de deslocamento, a distância para os potenciais clientes, a disponibilidade de espaço e o custo por metro quadrado, visto que se trata de um grande espaço.

Dicas para melhorar a gestão da empresa

Antes de entrar no setor, muitos empresários têm a visão de que locação se resume a conseguir equipamentos e repassá-los. Vale ressaltar, no entanto, que a empresa arca com custos da aquisição dos equipamentos, depreciação dos ativos, manutenções, gestão de fornecedores, financeira e de pessoas.

Tudo isso demanda gastos, tanto financeiro quanto de tempo. E a atividade pode ficar ainda mais onerosa se não houver organização e uma gestão automatizada. Mas como conseguir isso? Por meio de um software de gestão para locação.

Os softwares específicos para esse setor são excelentes e ajudam o gestor a ter uma visão sobre todas as atividades da empresa, como:

  • finanças e controladoria;
  • compra e venda de equipamentos;
  • controle de relacionamento com fornecedores e clientes;
  • controle de depósito e inventários;
  • gestão dos processos de locação.

Uma das principais vantagens está relacionado à facilidade na aplicação e controle das manutenções, fechamento de contratos e controle de inadimplência, fatores esses que são determinantes para manter a saúde financeira da empresa.

As empresas de locação de equipamentos atravessam um momento repleto de desafios como o alto custo de investimento, a dificuldade de crédito e desaquecimento do mercado. Para enfrentá-los, siga as nossas dicas e desenvolva uma gestão eficiente. Isso fará o seu negócio mais competitivo e fornecerá as condições para que você saia da crise muito mais fortalecido.

Então quer saber como enfrentar os desafios da sua empresa de locação? Entre em contato conosco e vamos ajudá-lo.

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