Você sabe como calcular a rentabilidade dos projetos da empresa? Aprenda aqui!

Você sabe como calcular a rentabilidade dos projetos da empresa

Gerir um empreendimento e suas múltiplas atividades é algo realmente complexo. O gestor possui uma gama de indicadores para auxiliar suas análises sobre a real saúde da empresa. Entre essas métricas, existem aquelas utilizadas especificamente para o cálculo da rentabilidade dos projetos.

Saber como calcular a rentabilidade é de fundamental importância, pois é dessa maneira que conseguimos mensurar os resultadosdas estratégias que são adotadas no dia a dia do seu negócio. Mas você sabe o que esse indicador representa realmente? Sabe o que é e como calcular? É isso o que vamos mostrar a seguir, confira.

O que é rentabilidade?

É uma métrica que revela qual é a saúde financeira do seu projeto. É por meio dele que conhecemos se estamos realmente auferindo retornos sobre o capital inicial investido na empresa ou no projeto objeto da análise, e se o mesmo está crescendo em valor.

Para que um projeto apresente uma boa rentabilidade é preciso gerir outros diferentes indicadores e aspectos do negócio, como margem de contribuição, lucratividade, taxa de conversão, valor do ciclo de vida do cliente, etc.

Como calcular a rentabilidade?

Como vimos anteriormente, para o cálculo da rentabilidade dos projetos, consideramos o investimento feito em suas operações diárias, como a aquisição de insumos, marketing, vendas, comissões, administração geral, entre outros.

Com isso podemos observar a diferença existente entre o conceito de rentabilidade e lucratividade. É importante que o gestor tenha claro em sua mente que a rentabilidade não é lucro. Muitas pessoas erroneamente acreditam que estes conceitos são sinônimos.

Lucratividade representa apenas um percentual sobre o faturamento total do projeto. Sendo assim, nós utilizamos da lucratividade como parte integrante do cálculo da rentabilidade, ou dito de outra maneira, quanto o lucro líquido representa sobre o total investido no projeto.

Esta é a fórmula básica da rentabilidade (RT = L.L x 100 ÷ Vi) Sendo: RT – Rentabilidade, L.L – Lucro Líquido e VI – Valor Investido. Para deixar o conceito de rentabilidade ainda mais claro vamos usar o seguinte exemplo:

Imagine que sua empresa pretenda investir em um novo projeto — seja um ponto comercial ou uma nova unidade fabril — e que tenha 500 mil disponíveis para a empreitada. Após projeções, ou após algum tempo de operação, constatamos que esse projeto apresenta um lucro mensal de 20 mil reais.

Com essas informações encontramos a rentabilidade dividindo o lucro do período (20 mil ao mês) pelo valor do investimento inicial (500 mil). Assim obtemos a rentabilidade desse novo projeto em 4%. Isso significa que em um mês retornamos 4% do investimento realizado para o seu funcionamento.

Além de representar o quanto esse projeto retorna para quem nele investiu, a rentabilidade auferida torna-se um parâmetro para futuras decisões importantes, visando sua manutenção ou expansão.

O que é considerada uma boa rentabilidade de projetos?

Agora que sabemos como encontrar a rentabilidade dos projetos, como avaliar se o número ganho é bom ou ruim? Para responder a esta questão devemos observar o conceito conhecido como “trade off” ou “custo de oportunidade”.

Esse conceito busca comparar diferentes alternativas de ação disponíveis. O custo de fazer algo é deixar de fazer outra coisa em seu lugar. No universo dos investimentos usamos como parâmetro de comparação os ativos ofertados no mercado financeiro.

Como exemplo investimentos em renda fixa pagam com segurança algo como 1% sobre o capital. Logo, o seu projeto ou empresa, deve possuir um retorno superior a esse tipo de aplicação. Como no exemplo anterior, 4% de rentabilidade é uma alternativa atraente.

Porém, é preciso avaliar o risco e a liquidez, uma vez que o empreendedorismo de maneira geral apresenta riscos consideravelmente maiores do que as aplicações usadas na avaliação. Considere investir em projetos com rentabilidade de 2 ou 3 vezes superior aos investimentos tradicionais.

Ressaltamos ainda que para uma avaliação mais assertiva destes indicadores, é importante que o investidor procure comprar as empresas e os projetos a serem investidos com os seus semelhantes, seja do mesmo segmento ou de concorrentes.

Ainda possui alguma dúvida sobre como calcular a rentabilidade dos projetos? Então, deixe seu comentário. E se você realiza esses controles em sua empresa de outra forma, compartilha aqui com a gente!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário