Entenda como manter o fluxo de caixa da empresa sob controle

Entenda como manter o fluxo de caixa da empresa sob controle

Gerenciar o fluxo de caixa da empresa é um dos controles mais importantes para manter as contas em dia e garantir sua lucratividade. Esse controle financeiro é um dos pilares para o sucesso de um negócio no mercado. Deve ser utilizado pelos empreendedores para o acompanhamento de todas as movimentações financeiras do negócio.

O cálculo do fluxo de caixa é muito simples: basta fazer a diferença entre os proventos (entradas no caixa) e as despesas (saídas do caixa) da empresa. Mas para isso é preciso controlar todas as transações e conhecer todas as contas a serem pagas.

Pode-se afirmar que o principal objetivo desse demonstrativo financeiro é gerenciar e controlar as finanças da empresa. Ele também permite que os empreendedores monitorem as contas e conheçam os valores disponíveis em caixa, além de ajudar a criar bancos de dados para facilitar o planejamento a empresa.

Para ajudá-lo a gerenciar o seu negócio, separamos tudo o que deve ser feito para manter o fluxo de caixa da empresa sob controle. Confira!

Organize o fluxo de caixa da empresa

Antes de calcular e monitorar o fluxo de caixa de uma empresa é preciso organizá-lo e criar um padrão — somente assim será possível mantê-lo sob controle. Os empreendedores devem definir a periodicidade do controle, como será feita a coleta de dados e padronizar todas as transações financeiras da empresa.

A organização do fluxo de caixa da empresa é fundamental para que seu cálculo seja realizado corretamente e não ocorram erros que possam prejudicar a empresa.

Conheça todas as despesas fixas

Definido o padrão a ser seguido, os empreendedores devem fazer um levantamento de todos os gastos fixos necessários para manter a empresa em operação. Essa informação é essencial para o controle do fluxo de caixa, visto que conhecendo todos os custos da empresa é possível saber qual é o faturamento mínimo para manter o saldo positivo.

É muito importante que todas as despesas fixas, como o pagamento de contas e funcionários, sejam registradas e posteriormente seja feito um histórico para um controle mais efetivo.

Controle o fluxo

O controle do fluxo de caixa é possivelmente a tarefa mais importante para garantir que a empresa não feche no vermelho. Esse controle é feito a partir das despesas fixas, considerando também todas as contas a serem pagas e os proventos recebidos pela empresa.

Independentemente do valor da transação, ela deve ser monitorada e registrada, pois somente assim é possível controlar o fluxo e garantir que o caixa possua sempre dinheiro disponível.

O monitoramento do fluxo é fundamental para o controle financeiro da empresa, pois ao conhecer todos os valores que entram e saem da empresa é possível fazer melhores previsões e planejar o negócio de forma eficaz.

Além disso, ao garantir o fluxo de caixa positivo os empreendedores sempre terão dinheiro disponível para investimentos e melhorias na empresa.

Utilize um software de gestão

Por último, uma das melhores formas de manter o fluxo de caixa da empresa sob controle é utilizando um software de gestão financeira. O uso de um programa de gestão na empresa garante que todas as contas sejam monitoradas, reduz os processos manuais e evita erros, aumentando a confiabilidade das informações e minimizando prejuízos.

Aprendeu como controlar o fluxo de caixa da sua empresa? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo que teremos o maior prazer em ajudá-lo!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário