Aprenda a lidar com a inadimplência das empresas

Aprenda a lidar com a inadimplência das empresas

Os procedimentos de cobrança dentro das empresas podem ser exaustivos, especialmente quando é preciso lidar com a inadimplência. Além de desgastar a relação comercial entre as duas companhias, o atraso ou falta de pagamento pode levar a verdadeiros transtornos financeiros para a empresa responsável pela venda ou prestação de serviços.

Neste post, você verá dicas de como evitar a inadimplência e como é possível enfrentar os problemas financeiros provenientes da falta de pagamento. Continue com a leitura!

Confira 3 dicas para se prevenir da inadimplência

Existe uma série de cuidados que a empresa pode tomar antes de assinar o contrato com a contratante. Tais procedimentos reduzem o risco de sofrer com as cobranças:

1. Consulte as informações de crédito

Consultar as informações de crédito de uma empresa é uma forma eficaz de diminuir a possibilidade de sofrer inadimplência. Assim, é possível afastar os maus pagadores antes mesmo de fechar um novo contrato.

Os serviços de consulta de crédito costumam ser cobrados mensalmente, mas a empresa também pode fazer um único pagamento para cada pesquisa.

2. Observe o histórico comercial do cliente

Outra forma de evitar problemas com as cobranças é realizando uma breve pesquisa do histórico comercial da contratante. Consultar a Junta Comercial, pesquisar informações sobre a empresa em veículos de comunicação e até mesmo conversar com outros parceiros comerciais são algumas formas de conhecer melhor a reputação da companhia.

3. Peça pagamentos adiantados

Uma maneira de evitar prejuízos com empresas é exigindo um pagamento adiantado pela compra ou prestação de serviços, podendo ser tanto total quanto parcial. Assim, será possível entender o comportamento da empresa em relação às cobranças e antecipar possíveis transtornos.

Saiba o que fazer para lidar com a inadimplência

Mesmo com todos os cuidados, enfrentar problemas de cobrança é um cenário inevitável dentro de qualquer companhia. Por isso, é importante que a empresa esteja preparada para a inadimplência e adote algumas medidas para atenuar os prejuízos.

Estabeleça um processo de cobrança

Os processos de cobrança podem contribuir significativamente para receber os pagamentos atrasados e manter os demais em dia. Procure emitir as cobranças com pelo menos 10 dias de antecedência e enviar notificações à medida que a data do pagamento se aproxima. Em caso de atrasos, emita mais uma notificação alertando sobre as consequências da falta de pagamento. Ao fechar cerca de 10 dias de atraso, é interessante fazer uma ligação para o setor responsável para tentar negociar a dívida.

Proponha facilidades

Propor facilidades de pagamento é outra forma eficiente de agilizar ao menos uma parte da pendência. Para isso, a empresa pode tentar negociar um parcelamento da dívida ou outras formas de pagamento, como cartão de crédito ou cheque.

Implemente soluções em TI

Ter um sistema de gestão para administrar as cobranças é essencial dentro de qualquer empresa. Assim, é possível identificar as empresas inadimplentes e elaborar um plano de cobrança efetivo, incluindo todas as datas de pagamento, atrasos, multas, incidência de juros e outras informações relevantes a respeito do status de cobrança dos clientes.

Lidar com a inadimplência é um problema recorrente dentro de muitas empresas. Porém, ao adotar os procedimentos listados, é possível reduzir o impacto provocado pelo atraso ou falta de pagamento.

Agora que você já sabe o que fazer em casos de inadimplência, que tal conferir o nosso post que explica por que é importante ter um controle de contas a receber?

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