Controle de contas a pagar e receber: veja dicas para fazer o seu!

Controle de contas a pagar e receber: veja dicas para fazer o seu!

Cuidar da contabilidade e das finanças da empresa não é uma tarefa fácil e nem prazerosa. Acontece que esse tipo de controle é o que pode manter o seu negócio em pé. Para se ter uma ideia, 6 em cada 10 organizações em nosso país fecham as portas antes dos 5 anos por conta de problemas ligados às finanças, de acordo com o IBGE.

Se pretende que o seu negócio passe bem longe dessas estatísticas, é preciso levar o assunto a sério agora mesmo. Como? Um bom começo é descobrir a melhor forma de realizar o controle de contas a pagar e receber. Para ajudá-lo, resolvemos trazer algumas dicas nesse sentido. Confira!

Faça os devidos registros

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que o registro do fluxo de caixa é a principal atividade para quem deseja fazer uma boa gestão financeira e, consequentemente, o controle de contas a pagar e a receber. A ferramenta tem como objetivo o monitoramento de todos os resultados operacionais do negócio.

Além dela, temos ainda as demonstrações de resultado do exercício (DRE), normalmente elaboradas pelo profissional de contabilidade. Com elas, você entende a situação econômica do negócio, tendo uma visão completa do passivo, ativo e do patrimônio líquido da organização.

Acompanhe o índice de inadimplência

Para balancear as contas a receber e a pagar é importante que tenhamos uma inadimplência muito baixa, não é verdade? Afinal, se muitos clientes começam a dever para a empresa, muito provavelmente a empresa passará a dever para muita gente em contrapartida.

Por isso, é muito importante acompanhar indicadores de desempenho, em especial o índice de inadimplência do negócio. Com essa métrica, você pode descobrir se a sua empresa possui muitos inadimplentes e desenvolver planos de ação específicos para reverter a situação.

Estimule o pagamento de devedores

A situação de inadimplência saiu do controle? Então é melhor agir. São muitas as estratégias que podem ser usadas nesse sentido, algumas mais invasivas e outras mais “delicadas”. A que vamos sugerir no post é simples e pode solucionar o seu problema: ofereça condições especiais para que os devedores quitem as dívidas.

Parcelamentos sem juros e descontos para o pagamento à vista, por exemplo, são apenas alguns exemplos de como você pode fazer para estimular o pagamento de devedores e equilibrar as suas contas!

Desenvolva uma cultura forte

Claro, é muito importante que a própria gestão do negócio fique atenta para garantir um excelente controle de contas a pagar e receber, acontece que, muitas vezes, são os colaboradores que efetuam registros e pequenas atividades de monitoramento.

Por isso, é muito importante que sua empresa tenha uma cultura pautada na prestação de contas. Os colaboradores precisam ser treinados para obedecer processos internos e, acima de tudo, entender a necessidade de cada uma das atividades de controle desenvolvidas na empresa.

Conte com o suporte da tecnologia

Para concluir, é muito importante entendermos o papel da tecnologia em todo o processo. Com os sistemas atuais é possível que você automatize uma série de atividades, monitore indicadores de desempenho e consiga todas as informações que precisa de forma ágil e livre de erros.

O ideal é escolher um sistema que seja personalizado para a sua área de atuação, como o SAM, que tem como objetivo auxiliar no gerenciamento de empresas que trabalham na área de locação de equipamentos. Esse é o segredo para fazer um controle de contas a pagar e receber de maneira profissional!

Gostou do post de hoje? Então entre em contato conosco e confira as nossas soluções!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário