5 habilidades essenciais de um empreendedor

Administrar uma empresa é uma das tarefas mais complexas que existem. Muitas coisas acontecem simultaneamente, exigindo a atenção do líder e decisões rápidas, que podem impactar o futuro da organização. Por isso, é preciso entender quais são as principais habilidades de um empreendedor.

A ideia daquele empreendedor nato, que segue seu instinto e constrói uma empresa de sucesso, pode ser muito bonita na teoria, mas na prática a realidade é outra. Atualmente, com um ambiente de negócios bastante profissionalizado, competitivo e de alta complexidade, o gestor precisa desenvolver determinadas habilidades e competências.

Pensando nisso, selecionamos 5 habilidades que são essenciais para um empreendedor. Confira!

1. Espírito de liderança

Não fazemos nada sozinhos. Seja a sua empresa grande ou pequena, você vai precisar de outras pessoas para tocar o negócio e alcançar objetivos. Para isso, é preciso saber liderar. O líder de hoje em dia é muito diferente daquele gestor de décadas atrás, que apenas mandava e esperava que todo mundo obedecesse.

Atualmente, o líder deve ser uma figura que inspira os seus liderados, que os motiva a seguir os caminhos traçados pela empresa. Ao mesmo tempo, precisa entender quais são as principais forças de cada membro da equipe e como esse time funciona junto, a fim de extrair o que eles têm de melhor a oferecer.

2. Pensamento estratégico

Em geral, nas pequenas e médias empresas, o empreendedor é quem toma as principais decisões do negócio e define os rumos que devem ser seguidos. Por isso, é preciso ter um pensamento estratégico e abrir mão do microgerenciamento.

O empreendedor precisa olhar o mercado e entender quais são as tendências para o negócio dele, saber o que a concorrência está fazendo e procurar oportunidades. Tais aspectos norteiam o negócio, logo, são fundamentais para determinar se a empresa vai ou não alcançar o resultado esperado.

3. Resiliência

Quem tem um negócio sabe que faz parte do jogo ouvir muitos nãos e ver diversas iniciativas não alcançarem o resultado desejado. É preciso ter muita resiliência para encarar as adversidades como momentos de aprendizado e não se deixar abater.

O empreendedor precisa olhar os obstáculos — e mesmo os fracassos — como oportunidades de entender o que deu errado e tirar disso lições valiosas para o futuro sem ficar paralisado nem se lamentando.

4. Conhecimento de finanças

A área financeira é uma das mais sensíveis em qualquer negócio. Aqui qualquer erro pode ser fatal. Uma empresa com gestão financeira eficiente consegue sobreviver aos momentos de adversidade e até tirar proveito deles. Isso porque vai estar mais preparada do que seus concorrentes e pode até ganhar participação de mercado em cima deles.

Agora, o contrário também é verdade. Quando as finanças não são bem gerenciadas, qualquer soluço nas vendas pode levar a empresa à lona. Nesse sentido, não é muito diferente da vida pessoal. Quem gerencia suas contas, tem uma reserva de emergência e se planeja para o futuro está mais preparado para enfrentar as adversidades.

5. Bom uso da tecnologia

A tecnologia trouxe enormes ganhos para as organizações. Ela permite automatizar tarefas, reduzindo erros e aumentando a eficiência da gestão. Um bom exemplo disso é o uso dos ERPs, softwares de gestão empresarial que possibilitam a integração de diversas áreas da empresa e automatizam atividades operacionais.

Sendo assim, o empreendedor precisa estar atento às novidades tecnológicas que surgem em sua área e avaliar quais podem fazer sentido para ele e trazer ganhos para a sua empresa, propiciando a coleta de dados preciosos que auxiliam a tomada de decisões acertadas e lucrativas, por exemplo.

Agora você já sabe quais são as principais habilidades de um empreendedor. Deu para notar que é preciso dominar tanto questões técnicas quanto desenvolver habilidades interpessoais. No entanto, o esforço vale a pena, e o resultado é uma empresa muito mais preparada para o crescimento.

Gostou do assunto e quer se aprofundar mais? Aproveite para conferir quais são os benefícios da tecnologia nas empresas e como ela pode ajudar no crescimento!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário