Saiba como escolher o melhor ERP para pequenas empresas

A gestão de uma empresa não é uma tarefa simples. Quando se trata de uma pequena empresa, geralmente o empreendedor que deu início ao negócio também é responsável por cuidar de boa parte da operação, além de controlar os dados essenciais para a gestão.

Histórico de faturamento, fluxo de caixa, controle de estoque, folha de pagamento. Esses são apenas alguns exemplos de tudo o que uma empresa, mesmo pequena, precisa controlar de maneira fácil e prática. Mas como o empreendedor pode fazer esse monitoramento e ainda cuidar da operação do negócio?

É por isso que existe o ERP (sigla em inglês para sistema integrado de gestão empresarial). Através desse sistema, o gestor consegue gerenciar os números da empresa de maneira mais fácil, o que economiza tempo e facilita a tomada de decisões. Descubra o que você precisa saber sobre esse sistema de gestão e como escolher o melhor ERP para pequenas empresas.

O que é um ERP e qual sua importância?

Há alguns anos, era comum encontrar diversos empreendedores que precisavam fazer o controle de sua receita, despesas e estoque através de um caderno e guardando informações em arquivos. Hoje, não é mais necessário despender uma grande quantidade de tempo em um controle manual, pois o ERP tem a função de integrar os dados de todas as áreas da empresa em um só local.

O principal benefício de usar um sistema completo é facilitar a comunicação entre as diferentes áreas da empresa, cada uma em seu módulo. Dessa forma, não é necessário fazer o controle manual ou ter diversos softwares diferentes para cada área do negócio (o que aumenta o custo da empresa).

O que o melhor ERP para pequenas empresas precisa ter?

Para escolher o melhor ERP para pequenas empresas, algumas funcionalidades e características precisam ser consideradas. 

Módulos e funcionalidades

O primeiro aspecto é entender quais são os módulos e funcionalidades disponíveis no sistema. Cada pequena empresa possui suas particularidades e necessidades diferentes. Enquanto o financeiro e as vendas são comuns para todos os negócios, o módulo de estoque tem mais importância para áreas de atuação específicas.

É preciso começar com a pergunta: as áreas da empresa que mais precisam de atenção e controle podem ser geridas a partir do ERP?

Custo-benefício

Outro ponto importante é entender o custo-benefício daquela solução. O melhor ERP para pequenas empresas precisa ser adaptável a cada realidade. Nesse aspecto, a pergunta deve ser: existe uma flexibilidade de planos e valores de acordo com as necessidades do negócio?

Suporte

Por fim, considerando que o sistema de gestão será essencial para o controle da operação no dia a dia da empresa, é necessário um suporte que esteja disponível para tirar as dúvidas do empreendedor. O ERP tem diversas funcionalidades e, quanto mais completo, mais conhecimento é necessário ter para fazer um bom uso do software.

O gestor precisa se perguntar se o ERP em questão tem uma equipe de suporte que seja acessível e rápida em ajudar a resolver qualquer problema ou dificuldade com o sistema.

O melhor ERP para pequenas empresas sempre será aquele que mais se adequa à realidade de cada modelo de negócios e ao nível de maturidade do empreendimento. O SAM por exemplo, é um sistema de locação de equipamentos com módulos e funções direcionadas a empresas que atuam na área de locação de equipamentos em geral.

Por isso, as funcionalidades do SAM foram pensadas e adaptadas para a realidade desses negócios, permitindo gerenciar clientes e fornecedores, controlar a manutenção de equipamentos, fazer cadastro de patrimônio, controlar toda a parte financeira e a área comercial (propostas, contratos e renovações). Além disso, é possível escolher a versão do sistema que mais se adapta à realidade do negócio, escolhendo o melhor ERP para pequenas empresas.

Descubra como o SAM pode levar produtividade e eficiência para seu negócio de locação de equipamentos. Entre em contato e solicite uma demonstração!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário