Principais tipos de fluxo de caixa para a gestão financeira de sua empresa

Conhecer os diferentes tipos de fluxo de caixa é importante para uma boa gestão financeira de empresa, contribuindo para as tomadas de decisões do negócio. Afinal, trata-se de uma ferramenta para o controle de todas as entradas e saídas da empresa, incluindo gastos, faturamentos, custos e datas das contas a serem pagas.

Cada cálculo é usado para uma finalidade específica, servindo para identificar se há algum erro de planejamento e a necessidade de tomar alguma medida para corrigi-lo. Continue a leitura e conheça os 6 principais fluxos de caixa e como utilizar cada um deles na sua empresa de locação.

Fluxo de caixa direto 

Esse é o método mais usado pelas empresas. Nele, são registrados tantos os recebimentos como os pagamentos de atividades operacionais, e depois são registrados os descontos, como pagamento de fornecedores e valores recebidos pelos clientes. 

A vantagem desse tipo de fluxo de caixa é que o registro das movimentações é organizado em categorias, dependendo da sua natureza contábil. Assim, as categorias ficam à disposição diariamente, trazendo mais agilidade nas tomadas de decisões e permitindo uma visão geral da saúde financeira do negócio.

Fluxo de caixa indireto 

Esse fluxo de caixa é baseado nos lucros e prejuízos apontados no Demonstrativo de resultados do Exercício (DRE), que mostra tanto os resultados operacionais e não operacionais da empresa no decorrer do ano de exercício.

Ele é chamado de fluxo indireto porque, apesar de as contas afetarem os lucros, não interferem no caixa da empresa. Por meio desse cálculo, é feito o ajuste de itens econômicos como depreciação, amortização e variações nas contas patrimoniais. 

Fluxo de caixa projetado 

Trata-se de uma estimativa da situação da empresa no futuro, o que é feito por meio de estudo de entradas e saídas de capital no momento presente da análise. Também é necessário incluir informações relacionadas a fatores internos e externos que podem vir a impactar a empresa.

O uso desse fluxo de caixa permite mapear uma visão da empresa no futuro, criar estratégicas com antecipação, além de planejar novos investimentos, identificar possíveis riscos para a saúde o negócio etc.

Fluxo de caixa livre 

O fluxo de caixa livre permite medir a capacidade do seu negócio para gerar capital em curto, médio e longo prazo. Ou seja, o cálculo permite identificar o valor restante após a empresa realizar os pagamentos de suas obrigações. Dessa forma, fica fácil saber qual valor está livre para novos investimentos ou para saldar dívidas.

Fluxo de caixa para investimentos

Esse fluxo serve para que a empresa que está com saldos positivos possa investir o dinheiro acumulado de maneira mais assertiva. Por meio desse cálculo, é possível identificar se os projetos realizados para expansão da empresa ou contratação de novos colaboradores, por exemplo, estão trazendo os resultados desejados. 

Fluxo de caixa descontado 

O fluxo de caixa descontado é uma importante ferramenta para avaliar a valorização da empresa. Esse método define uma espécie de projeção de fluxo de caixa, mas desconta valores como custos de capital (pois são riscos assumidos pelos investidores futuros).

Esse tipo de fluxo costuma ser usado no processo de compra e venda de ações das organizações. Além disso, também é comum em processos de fusão ou aquisição empresarial.

Nesse artigo, você entendeu quais são e para que servem os diferentes tipos de fluxo de caixa. É importante ressaltar que certos cuidados devem ser tomados ao administrar esses fluxos, sendo fundamental realizar relatórios constantes, criar índices de performance e contar com um bom software de gestão.

Se você gostou desse artigo, aproveite para nos seguir no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos relevantes.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário