Quais são as diferenças entre manutenção corretiva e preventiva? Entenda aqui

A manutenção corretiva e preditiva é essencial para qualquer empresa que tenha máquinas e equipamentos sob sua administração. Afinal, o maquinário representa parte do capital empregado, logo, está sob a forma de ativo mobilizado. Atentar para o processo de manutenção significa fazer uma melhor gestão do recurso investido na operação.

Neste artigo, mostraremos a importância de conhecer os diferentes tipos de manutenção. Ao longo do conteúdo, você entenderá qual é a particularidade de cada uma das formas de gerenciar um conjunto de máquinas e equipamentos e receberá uma dica importante de como ter um melhor controle sobre esse tipo de procedimento. Confira!

Qual é a importância de conhecer e aplicar os diferentes tipos de manutenção?

O pleno funcionamento de máquinas e equipamentos depende de um conjunto de ações voltadas à sua manutenção. Em se tratando de processos produtivos, isso significa manter uma planta fabril em pleno funcionamento. É assim que se pode atender de maneira eficaz aos pedidos dos clientes.

Considerando que existem diferentes tipos de manutenção, a importância de entendê-los torna-se crucial para a preservação e longevidade do maquinário. Como estamos falando de ativos que depreciam com o tempo, é de especial relevância o correto planejamento da conservação deles. Portanto, a manutenção é imprescindível para um bom gerenciamento do capital alocado.

Quais são as diferenças entre manutenção corretiva e preventiva?

Uma gestão de manutenção centrada em alongar a vida útil dos maquinários deve priorizar uma intervenção que se antecipe aos problemas. Deixar isso de lado pode aumentar o número de consertos que devem ser feitos a cada quebra de equipamento.

O custo desse tipo de intervenção tende a ser muito mais alto, pois além da necessidade de troca de peças, existe a despesa decorrente do tempo de parada da máquina. Logo, a escolha pelo tipo de reparo deve ser feita considerando esses aspectos.

Dito isso, confira, a seguir, as principais características dos tipos de manutenção!

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção ocorre quando há falha em alguma máquina ou equipamento. Com isso, seu funcionamento fica comprometido, logo, os resultados da empresa também são, de alguma forma, prejudicados. Trata-se de uma intervenção que gera altos custos para a companhia, seja pela reposição obrigatória de peças, seja pelo custo de máquina parada.

Manutenção preventiva

Já a intervenção preventiva ocorre sempre de maneira planejada e de forma a evitar danos futuros. Incluem-se nesse tipo de manutenção as atividades de lubrificação e calibração, o que contribui para o aumento de vida útil dos equipamentos. Isso constitui-se em uma forma inteligente de gerenciamento do capital aplicado e também reduz custos com substituição de peças e paradas por quebra de maquinário.

A manutenção corretiva e preventiva tem papel fundamental na gestão do ativo mobilizado da empresa e na sua capacidade produtiva. Sem essas intervenções, não há como ter eficácia ao longo do tempo. Para ajudar nesse controle, o SAM oferece soluções via software capazes de aumentar a eficiência nos processos. Em seus planos de assinatura Premium e Light existem opções para o controle da manutenção.

Gostou do artigo? Entre em contato e conheça melhor as funcionalidades dos nossos módulos de assinatura!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário