3 razões para trocar controles manuais por um software de gestão

Um dos programas para computador mais usados hoje, o Microsoft Excel, surgiu em 1985. Foi com o lançamento dessa ferramenta, e de outras como o Word, que a Microsoft dominou o mercado de softwares virtuais para escritórios. Esse domínio foi tanto que existem diversas variações desse modelo, sendo as planilhas muito utilizadas até os dias atuais para a gestão de empresas.

No entanto, existem outras formas de gerir as informações que antes podiam ser armazenadas apenas em planilhas. Estamos falando dos softwares de gestão. Esses sistemas fazem o trabalho das planilhas sem precisar de esforço humano para organizar e entender os dados, além de oferecerem diversas funcionalidades e terem uma interface mais amigável.

Continue a leitura para descobrir 3 razões para deixar de usar as planilhas em sua empresa e passar a adotar um software de gestão!

1. Segurança das informações

Em primeiro lugar, um sistema de gestão vai oferecer muito mais segurança para as informações da sua empresa, se comparado com uma planilha. Enquanto em uma planilha dados importantes podem ser perdidos rapidamente com uma invasão de hacker no computador ou um vírus, o software de gestão ajuda a proteger as informações.

Isso porque com o uso de softwares, os dados da empresa terão backups (cópias de segurança) feitos de maneira constante. Tudo será armazenado em servidores na nuvem, dificultando que informações sejam perdidas por troca de equipamentos ou máquinas avariadas.

2. Dados precisos

O segundo ponto é a garantia de dados precisos. Para o gerenciamento eficiente de uma empresa, não basta apenas armazenar informações gerais, como faturamento, custos e número de pedidos por cliente.

Uma gestão benfeita permite tirar conclusões e fazer análises a partir de números, respondendo perguntas como os meses em que a empresa tem maior faturamento, quais são os custos e como isso se relaciona com a quantidade de pedidos feita pelos clientes.

Por outro lado, fazer esse tipo de análise em planilhas é um trabalho complexo, sendo necessário aplicar diversas fórmulas que estão suscetíveis a erros. Já em softwares de gestão, é possível compreender e interpretar dados mesmo sem conhecimento profundo sobre a ferramenta. E você ainda não precisará despender tempo para criar fórmulas e gráficos.

3. Automatização de processos

Outra vantagem de trocar as planilhas por um sistema é a automatização de processos. Enquanto existem gestores que ainda empregam o Excel para fazer relatórios mensais e acompanhar o fluxo de caixa da empresa, há empreendedores que utilizam um software específico para obter dados de maneira rápida e simples.

Um sistema de gestão eficiente entrega diversos relatórios, prontos para a necessidade das empresas, além de possibilitar a criação de relatórios personalizados, que podem ser agendados por período e têm fácil visualização.

Utilizar softwares de gestão oferece diversas vantagens para as empresas, independentemente do porte. Ao contrário do que alguns empresários imaginam, a aplicação desse tipo de tecnologia em pequenas empresas é também essencial para ajudar no crescimento do negócio. Logo, não pense duas vezes em investir em uma boa ferramenta.

Gostou? Aproveite a visita e descubra, agora, como os softwares de gestão podem ajudar sua empresa!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário