Sistema de controle de estoque: como escolher a melhor opção?

Existem no mercado vários softwares desenvolvidos para gerenciar o estoque, sendo que alguns podem ser melhores que outros para cada negócio. Por esse motivo, para aproveitar melhor os benefícios de um sistema de controle de estoque, você precisa saber como escolher a opção certa. Para ajudar a fazer sua escolha, separamos aqui algumas dicas para escolher a ferramenta mais adequada para a realidade da sua empresa. Confira.

Qual a importância de ter um sistema de controle de estoque?

Em empresas que trabalham com o fornecimento de mercadorias, a gestão do estoque é um dos fatores que mais influenciam na qualidade do trabalho. Isso é ainda mais importante quando se trata de locação de equipamento, o que exige um controle tanto do que está disponível quanto do que está em uso. E, quanto mais a empresa cresce, mais difícil é acompanhar toda essa movimentação por conta própria.

Uma forma de lidar com isso é investir em um sistema de controle de estoque, um software que ajuda você e sua equipe a acompanhar a movimentação de mercadorias dentro da empresa. É uma ferramenta indispensável para conseguir gerenciar adequadamente seus produtos, minimizando riscos de perda durante o dia a dia.

Como escolher o melhor software para a empresa?

Avalie as funcionalidades oferecidas

Mesmo que tenham a mesma função, cada sistema também apresenta funcionalidades extras próprias. Algumas delas podem ser muito úteis para sua empresa, enquanto outras não são tão relevantes para seu contexto específico. Antes de se comprometer com uma opção ou outra, o melhor que você pode fazer é comparar as funcionalidades oferecidas e determinar quais opções são mais úteis para o seu negócio.

Pesquise a empresa desenvolvedora

Além de verificar o sistema de controle de estoque em si, também é uma boa ideia avaliar a empresa responsável. Isso permite identificar se há muitas reclamações em aberto, se o software recebe manutenção regular, qual é o tipo e qualidade do atendimento ao cliente, entre outras coisas do tipo. Quanto mais informação você tiver a respeito, mais fácil será tomar sua decisão.

Verifique a segurança do software

Entre todas as qualidades do sistema, uma das mais importantes é o nível de segurança oferecido pela ferramenta. Esse software contém uma série de informações de alto valor sobre seu negócio, sendo importante garantir que elas não serão manipuladas de forma incorreta. Para isso, a desenvolvedora deve pensar em medidas de segurança para o sistema, como senhas, um código mais seguro, alarmes, entre outras coisas do tipo.

Leve em conta a relação entre custo e benefício

Por fim, você deve determinar se o benefício oferecido é proporcional ao valor pago. A solução de maior preço não necessariamente é aquela que oferece melhor rentabilidade para você a longo prazo. Lembre-se de comparar as funcionalidades, o preço e o quanto você espera que elas ajudem com o aumento da produtividade. Quanto maior for o resultado esperado, maior é o benefício real oferecido pelo sistema.

Agora que você entende um pouco mais sobre o tema, pode escolher o sistema de controle de estoque ideal para você. Basta ter em mente quais as necessidades do seu negócio e pesquisar para encontrar um software com as funcionalidades desejadas.

Quer encontrar o sistema ideal para gerir a sua locação de maquinário? Então visite nossa página e conheça o sistema de gerenciamento SAM, desenvolvido pela Netview Informática.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário