Sequestro de dados: saiba o que é, quais são os prejuízos e como evitar

Sequestro de dados é um método usado por criminosos com a finalidade de bloquear o acesso do usuário às suas informações no computador, smartphone ou sistema. O processo acontece, por exemplo, com o envio de um vírus por meio de e-mail promocional, arquivos ou links suspeitos.

Esse é um grande problema para as empresas, já que o hacker pode ter acesso a informações confidenciais do negócio. Além disso, também pode agir bloqueando os dados, exigir resgate ou ameaçar publicar os dados do seu negócio, entre outras ações criminosas e prejudiciais.

Quer saber como se defender do sequestro de dados? Continue a leitura e conheça algumas importantes medidas para proteger o seu negócio!

Conscientize toda a equipe

A primeira ação para evitar o sequestro de dados em sua empresa de locação é instruir os colaboradores. Quando toda a equipe é orientada sobre os cuidados necessários na hora de abrir e-mails e fazer downloads suspeitos, os riscos de invasão diminuem.

Afinal, não basta implementar uma série de ferramentas de segurança se os profissionais não têm ideia dos riscos, favorecendo situações de vulnerabilidade no negócio. É fundamental que eles sejam orientados e fiquem cientes a respeito de todas as medidas básicas de segurança que podem ser tomadas.

Faça backups regulares dos seus dados

Fazer o backup regular dos dados consiste em uma das melhores maneiras de evitar o sequestro de dados. Com as cópias de segurança, basta simplesmente ignorar as ameaças e recuperar todos os seus arquivos, caso sua empresa sofra um ataque de hackers.

Lembre-se de que os backups devem ser feitos com frequência, mantendo a rotina com backup diário, semanal e mensal no local, e também na nuvem. Isso vai garantir que você tenha sempre as informações atualizadas, evitando grandes prejuízos em uma situação de perda.

Tenha mais de um backup

Tão importante quanto fazer o backup é manter mais de uma cópia de segurança. Assim, você terá sempre as informações mais importantes do seu negócio, inutilizando o sequestro feito pelos criminosos.

Além disso, tal ação protege contra algumas modalidades de sequestro de dados que afetam não apenas o dispositivo, mas toda a rede conectada a ele. Sendo assim, é importante que as cópias do backup sejam mantidas desconectadas, para impedir que acabem criptografadas simultaneamente.

Mantenha programas e aplicativos sempre atualizados

A atualização é fundamental para diminuir as vulnerabilidades, garantindo melhores defesas contra a ação de programas maliciosos e também ameaças vindas do mundo online.

Por isso, certifique-se de que os computadores, tablets e smartphones da empresa estejam com as versões mais recentes. Além dos navegadores, também é fundamental manter o sistema operacional, o antivírus e outros softwares atualizados.

Invista em softwares de gestão seguros

Outra medida importante para evitar o sequestro de dados é investir em softwares de gestão. Afinal, as falhas humanas estão entre os principais fatores que resultam em problemas de segurança. Como consequência, brechas podem ser abertas, levando à captura de informações.

Como vimos, dispor de diferentes estratégias é a melhor forma para evitar o sequestro de dados. Seguindo as dicas apresentadas ao longo deste artigo, sua empresa ficará mais protegida e menos vulnerável aos ataques.

Gostou do conteúdo? Se sim, aproveite para ler outro artigo e descubra 3 razões para trocar controles manuais por um software de gestão!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário